Sobre
Nas últimas décadas, organizações de todos os tipos e tamanhos ao redor do mundo têm encontrado dificuldades progressivamente maiores para resolver problemas, tomar decisões e agir para se manterem relevantes, saudáveis e sustentáveis. Sim, o mundo está mudando, mas a mudança certamente não é algo novo.
Os humanos evoluíram para prosperar em sistemas complexos. Os ambientes de trabalho modernos e as abordagens de gestão criaram ambientes onde essa capacidade inata é esquecida.
Dave Snowden é fundador da The Cynefin Co. e criador do Cynefin® Framework e originador do design do SenseMaker®, a primeira ferramenta de etnografia distribuída do mundo. Ele trabalhou anteriormente para a IBM, onde foi Diretor do Instituto para Gestão do Conhecimento.
Seu trabalho abrange contextos internacionais e envolve questões complexas no governo e na indústria, particularmente em estratégia e tomada de decisões organizacionais. Ele aplica uma abordagem baseada em ciência às organizações, utilizando conhecimentos de antropologia, neurociência e teoria dos sistemas adaptativos complexos.
Seu artigo com Boone “A Leader’s Framework for Decision Making”, que introduz o framework Cynefin®, foi o artigo de capa da Harvard Business Review em novembro de 2007 e ganhou o prêmio da Academia de Gestão para o melhor artigo prático naquele ano. Snowden também recebeu um prêmio especial da Academia pela originalidade em seu trabalho sobre gestão do conhecimento. Ele é membro do conselho editorial de várias revistas acadêmicas e práticas.
The Cynefin Company (anteriormente conhecida como Cognitive Edge) foi fundada em 2005 por Dave Snowden como um centro de pesquisa e desenvolvimento de ação que trabalha nos limites da ciência da complexidade aplicada. Formada por uma equipe interdisciplinar trabalhando com uma rede distribuída de praticantes ao redor do mundo, a empresa lidera globalmente o desenvolvimento de abordagens de gestão (na sociedade, governo e indústria) que capacitam organizações a:
A empresa foca em rejuvenescer práticas de gestão e equipar organizações com melhores ferramentas, métodos e frameworks para enfrentar problemas intratáveis. Onde abordagens convencionais falharam (e continuam falhando) em entregar sucesso, nossas técnicas permitem o surgimento de soluções perspicazes a partir de múltiplas perspectivas e a descoberta de potenciais não explorados na complexidade.
A casa brasileira da The Cynefin Company foi fundada em 2024 com o intuito de replicar e contextualizar o trabalho da empresa global para a realidade da nossa região. Nessa linha, esse trabalho será focado em apoiar indústria, ONGs e governos do país a navegarem e serem bem-sucedidas nos seus desafios complexos e que exigem uma abordagem prática instrumentada e consciente.
A empresa brasileira fortalece o crescimento de uma comunidade prática para a complexidade no país, bem como regionaliza os treinamentos oficiais e a aplicação prática de todo o ecossistema Cynefin® para as lideranças e organizações do nosso país.
Seguindo o lema “Enquanto muitos evitam a complexidade nós te ajudamos a navegá-la” a empresa ambiciona elevar a prática da complexidade no Brasil de forma a direta ou indiretamente apoiar no avanço em temas críticos para a região.
Os fundadores da empresa brasileira formam um time interdisciplinar que, além de somar diversas das capacidades essenciais para alcançar tamanha ambição, conta com um histórico de conexão e prática global com o Cynefin® de se aproxima de duas décadas.
Possui um histórico pioneiro com os métodos ágeis no país, principalmente Scrum, e foi nessa comunidade que descobriu o framework Cynefin®, ainda em 2008, como uma forma de avaliar em quais contextos tais métodos gerariam melhores resultados, e que depois viraria a base utilizada para todos os trabalhos de transformação que esteve envolvido em mais de 10 países. Ele fundou empresas de sucesso, como Adaptworks (adquirida pelo Grupo Emphasys) e Emergee (adquirida pelo Itaú), e liderou a transformação digital do Itaú durante dois anos.
Possui uma trajetória de pioneirismo com agilidade e complexidade bem similar à de Alexandre, aliás o primeiro trabalho dos dois juntos data mais de duas décadas. Manoel teve trabalhos de grande destaque envolvendo a disciplina Agile Coaching, como a publicação do livro The Agile Coaching DNA, e introduzindo o conceito de plasticidade organizacional para comunidades e organizações. Na Austrália, esteve envolvido em iniciativas de transformação nas áreas financeira e de segurança civil, onde utilizou complexidade aplicada como base do seu trabalho. Mais recentemente foi Diretor de Business Agility para Americas da consultoria alemã GFT.